Alemanha: mais 52 mil desempregados em Julho - TVI

Alemanha: mais 52 mil desempregados em Julho

Desemprego

Até ao final do ano o número deve aumentar

Relacionados
O número de desempregados voltou a subir na Alemanha no mês de Julho. Com estas 52 mil pessoas passam a ser 3,46 milhões as que estão sem emprego, segundo o «Cinco Días».

De acordo com os dados publicados esta quinta-feira pela Agência Federal de Emprego da Alemanha, o índice de desemprego está agora nos 8,2 por cento. Em Julho de 2008, mais 252 mil pessoas ficaram sem trabalho, sendo que a taxa de desemprego era de 7,7%. No entanto, quando considerada uma taxa sazonal, o número de desempregados diminuiu em seis mil pessoas.

O presidente da Agência Federal de Emprego, Frank-Jürgen Weise, explica que o aumento de pessoas sem trabalho se deve sobretudo à crise económica. No entanto, a evolução do desemprego poderia ter sido pior, caso as empresas não tivessem aplicado o regime de trabalho reduzido, que actuou como um factor de estabilização.

Segundo os analistas, nos próximos meses e no ano que vem o número de desempregados deverá aumentar bastante, uma vez que os programas estatais se subsídios às empresas têm um limite de dois anos.

Prevê-se que os sectores mais afectados sejam os das exportações, que são o principal motor da economia alemã e dependem do clima mundial, também afectado pela crise.
Continue a ler esta notícia

Relacionados