França: número de desempregados sobe entre 60 a 70 mil - TVI

França: número de desempregados sobe entre 60 a 70 mil

Rússia e França acordam cessar-fogo na Geórgia

Tinha 2,3 milhões de desempregados incritos no final de Fevereiro

Relacionados
Entre 60.000 e 70.000 pessoas juntaram-se em Março ao número de desempregados na França, um pouco menos do que em Fevereiro, antecipou esta segunda-feira a ministra da Economia Christine Lagarde numa entrevista ao diário Figaro.

A França tinha 2,38 milhões de desempregados inscritos no final de Fevereiro, mês em que 79.900 pessoas perderam o emprego, avança a Lusa.

«Em Março, houve entre 60 mil a 70 mil mais pessoas à procura de emprego», disse Lagarde. Os números oficiais serão anunciados no final da tarde de hoje.

«Temos de esperar más notícias durante um certo tempo», disse a ministra, acrescentando que mesmo que economia recupere, levará um certo tempo para que os efeitos positivos se façam sentir no mercado do trabalho.

A ministra da Economia lembra que «os peritos avaliam a quatro trimestres o desfasamento entre a retoma de uma economia e a retoma do mercado de trabalho».

Domingo, na rádio Europe 1, a governante tinha declarado que o número de Março «não era catastrófico», mas que «também não era bom».

Os números de Março serão também mais baixos do que os de Janeiro, quando 92.000 pessoas perderam o emprego na França.

O governo francês espera uma contracção da economia de 2,5 por cento este ano, mas conta com uma retoma em 2010.

Economistas independentes esperam que o desemprego francês ultrapassa a barra dos 10 por cento no início de 2010, acima da taxa actual de 8,2 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE