Governo diz que o país recuperou a capacidade de criar emprego - TVI

Governo diz que o país recuperou a capacidade de criar emprego

  • Rui Pedro Vieira
  • 24 set 2007, 17:51
Escritório (arquivo)

O país recuperou a sua capacidade para criar emprego, disse esta segunda-feira o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional.

Relacionados
«Neste momento, a economia portuguesa está a criar empregos no ponto de vista líquido e recuperou a sua capacidade de o fazer», disse Fernando Medina aos jornalistas, à margem da Feira Europeia do Emprego que decorreu no Fórum Picoas, em Lisboa, com vista a promover a mobilidade profissional na União Europeia.

«O país está a passar por uma fase de recuperação económica. Estivemos durante vários anos numa situação complexa e estamos agora em aceleração», contextualizou o membro do Executivo.

Contudo, para Fernando Medina, os valores apresentados na criação de emprego não são na quantidade «que desejaríamos para Portugal ter um ambiente mais favorável e com maiores oportunidades para todos aqueles que estão a entrar no mercado de trabalho, mas também para os que já estão inseridos e desejam trocar».

«Esse será um trabalho que só conseguiremos fazer numa fase mais avançada da nossa recuperação económica», acrescentou o secretário de Estado.

«A economia está a crescer a níveis mais significativos do que nos últimos anos, mas ainda assim é insuficiente. Só quando tivermos taxas de crescimento mais elevadas é que teremos um volume geral de emprego mais expressivo», concluiu.

Recorde-se que, esta segunda-feira, o Instituto de Emprego e Formação Profissional revelou que o número de desempregos inscritos nos Centros de Emprego caiu 10,2 por cento em Agosto, face ao período homólogo. Este valor representa a 18ª descida consecutiva.

Leia o seguinte artigo relacionado:

Número de desempregados caiu 10,2% em Agosto
Continue a ler esta notícia

Relacionados