Crédito à habitação: banca diz que regras penalizam clientes - TVI

Crédito à habitação: banca diz que regras penalizam clientes

[Arquivo]

António de Sousa, da Associação Portuguesa de Bancos, avisou que os consumidores vão pagar a factura das alterações

Relacionados
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) contesta as regras para os créditos à habitação que entram em vigor esta sexta-feira, por considerar que vão mexer no poder negocial que existia até agora, prejudicando os consumidores.

À «TSF», António de Sousa avisou ainda que os clientes vão pagar a factura das alterações. Sobre esta declaração, o secretário de Estado do Comércio, Serviço e Defesa do consumidor disse, no Fórum TSF, esperar que o presidente da APB não tenha feito uma «ameaça velada».

Renegociar empréstimos à habitação vai ser mais fácil

Portugueses voltam a querer comprar casa

O presidente da APB disse à «TSF» que «o problema de a lei tentar ser muito pouco flexível» acaba por «virar-se contra aqueles que tenta proteger», porque «a inflexibilidade ou o sair de uma perspectiva negocial para uma perspectiva meramente legal implica uma rigidez que anteriormente não existia».

António de Sousa disse ainda que a adaptação a estas novas regras implicou um custo para os bancos que vai ser pago pelos consumidores de «uma forma indirecta», ao mesmo tempo que garantiu que todos os bancos já se «adaptaram a estas novas regras».

Recorde-se que, com o objectivo de trazer uma maior transparência à relação entre bancos e clientes, o novo diploma contempla três grandes alterações: criação de uma nova taxa, limites para a subida de spreads e limites nas comissões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados