Plano nacional aprovado hoje prevê «salas de chuto» em dois anos - TVI

Plano nacional aprovado hoje prevê «salas de chuto» em dois anos

Portugal vai ter sala de chuto

O governo aprovou esta quinta-feira o plano nacional contra a droga e as toxicodependências e o respectivo plano de acção que prevê, entre outras medidas, a criação de salas de injecção assistida num prazo de dois anos.

Relacionados
O plano nacional contra a droga e as toxicodependências vai vigorar até 2012 e o seu plano de acção tem 2008 como limite para a concretização de várias medidas, adianta a agência «Lusa».

Entre estas, e de acordo com o documento enconta-se a regulamentação das estruturas e programas previstos em legislação de 2001, sobre redução de riscos e minimização de danos, como os locais de consumos vigiados (locais onde o toxicodependente pode consumir droga sob a vigilância de técnicos).

As salas de injecção assistida (também conhecidas por «salas de chuto») deverão ser criadas até 2008, depois de identificados locais prioritários, o mesmo estando definido para a instalação de máquinas de troca de seringas.

O plano de acção contra a droga e toxicodependências prevê também a realização de estudos sobre o consumo de substâncias ilícitas, nomeadamente entre os estudantes do ensino superior e a população militar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados