Constâncio admite que PIB «ficou abaixo do que se esperava» - TVI

Constâncio admite que PIB «ficou abaixo do que se esperava»

Vítor Constâncio

(Notícia actualizada com mais declarações de Victor Constâncio)

Relacionados
O Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, admitiu esta sexta-feira que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português relativo ao primeiro trimestre deste ano ficou «um pouco abaixo do que se esperava».

À margem da IV Conferência do Banco de Portugal: «Desenvolvimento Económico Português no Espaço Europeu», o responsável reagiu aos dados publicados ontem pelo INE que dizem que o PIB cresceu 0,9% no 1º trimestre de 2008 face a igual período do ano passado, mas que diminuiu 0,2% face ao último trimestre de 2007. Graças a esta desaceleração, o Governo foi obrigado a rever em baixa as previsões económicas deste ano, de 2,2% para 1,5%.

Na opinião de Constâncio, «esta era uma revisão esperada há já muito tempo» até porque «as condições da economia internacional acaba sempre por ter efeitos na economia portuguesa». Por isso, diz que é «realista adaptarmos as nossas previsões a estas circunstâncias», disse admitindo desta forma que o Banco de Portugal terá igualmente de rever as suas previsões do PIB, em baixa, para este ano (previsão actual para este ano é de 2%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados