França: Chirac fala domingo, devendo anunciar não se recandidata - TVI

França: Chirac fala domingo, devendo anunciar não se recandidata

Bandeira da França

O presidente Jacques Chirac dirige-se domingo à noite aos franceses, num discurso solene em que deverá anunciar a decisão de não se candidatar a um terceiro mandato, após mais de 40 anos na frente da cena política.

Relacionados
A seis semanas da primeira volta das presidenciais francesas, o conteúdo do discurso televisivo de Chirac, eleito em 1995 e reeleito em 2002, não levanta muitas dúvidas, o presidente deve anunciar que não se recandidatará, avança a «Lusa».

Apesar desta decisão ser esperada, desconhece-se se o chefe de Estado vai aproveitar o discurso de domingo para dar o seu apoio ao favorito da direita, Nicolas Sarkozy.

Nascido em 1932, Jacques Chirac entrou para o governo como secretário de Estado aos 35 anos e foi duas vezes primeiro-ministro e presidente da Câmara de Paris durante 18 anos.

Em meados de Fevereiro, Chirac evocou, pela primeira vez, o pós-poder.

«Existe sem dúvida uma vida após a política», disse.

O anúncio sobre o discurso de Chirac ocorre numa altura de alvoroço na campanha presidencial, com a divulgação de sondagens que colocam o candidato centrista François Bayrou a ameaçar a socialista Ségolène Royal e Nicolas Sarkozy.

Segundo uma sondagem da CSA para o «Parisien Aujourd'hui» e para a «i-Télé», Bayrou aparece com 24 por cento das intenções de voto na primeira volta (uma subida de sete pontos), próximo de Royal com 25% e de Sarkozy com 26%.

O candidato da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, continua estável nos 14 por cento das intenções de voto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados