Vieira da Silva diz que controlo de baixas «está a funcionar melhor» - TVI

Vieira da Silva diz que controlo de baixas «está a funcionar melhor»

trabalho

Ministro sublinha que juntas médicas já cobrem quase 100% das baixas

Relacionados
O Governo está a apertar o cerco a quem mete baixa por doença. Segundo o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, quase 100 por cento das baixas que são passadas a nível nacional já estão a ser controladas por um sistema de verificação feito por parte de uma junta médica.

«Nesta altura, 96% dos beneficiários do subsidio de doença estão a se chamados pela junta médica ao fim de 30 dias de baixa», disse.

Apesar de se recusar a falar de um sistema de fiscalização, Vieira da Silva garante que este é um trabalho essencial: «O sinal disto é que o sistema está a funcionar muito melhor», disse o ministro aos jornalistas, no âmbito de uma comissão que decorre no Parlamento.

«O objectivo é perceber se ao fim de um período de 30 dias as pessoas já estão ou não capacitadas para o trabalho», lembrou.

Esta é a resposta do ministro à notícia avançada pelo «Diário Económico», que refere que já foram cortadas quase 70 mil baixas fraudulentas de Janeiro a Setembro deste ano, de acordo com os dados da Segurança Social. Das mais de 235 mil convocatórias à junta médica feitas nos primeiros nove meses do ano, quase um terço (29%) resultou no cancelamento ou suspensão do subsídio, por se considerar que estava a ser indevidamente atribuído.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE