Energie investe 4 milhões na Póvoa de Varzim - TVI

Energie investe 4 milhões na Póvoa de Varzim

energia solar

Com este investimento a empresa prevê reduzir para metade as importações

Relacionados
A empresa portuguesa de painéis solares Energie vai investir quatro milhões de euros na expansão da sua fábrica, na Póvoa de Varzim, duplicando o actual volume de produção.

A primeira pedra do empreendimento foi hoje lançada, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, devendo a obra-a candidatar aos fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)-estar concluída em Agosto, avançou a Lusa.

Com uma área de 3.000 metros quadrados, a segunda fase do complexo industrial da Energie será construída junto às actuais instalações da empresa, inauguradas em Setembro de 2007, e produzirá complementos para os painéis solares Energie, actualmente importados.

Segundo adiantou o presidente da empresa, Luís Rocha, o objectivo é reduzir para metade as importações, para além de garantir um maior controlo da qualidade dos complementos usados nos painéis solares.

Paralelamente, os 6.000 metros quadrados de área de que passará a dispor permitirão à Energie duplicar a actual capacidade de produção, de 12 para 24 mil painéis por ano.

Reclamando a liderança em Portugal na comercialização de painéis solares termodinâmicos, com a instalação de 24 mil metros quadrados de equipamentos em 2008, a Energie aumentou nesse o seu volume de negócios em 12 por cento, para sete milhões de euros.

A empresa, que exporta actualmente 40 por cento da produção para países como Espanha, França, Inglaterra, Luxemburgo, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo e EUA, diz querer aumentar novamente a facturação este ano, apostando sobretudo em novos mercados como a Alemanha e a América do Sul.

Com capitais 100 por cento portugueses e mais de 20 anos de actividade, a Energie fabrica sistemas solares termodinâmicos que, baseados no princípio do físico Francês Nicolas Carnot, são capazes de captar o calor do sol, da chuva e do vento, 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados