Endesa regressa à comercialização de gás até Junho - TVI

Endesa regressa à comercialização de gás até Junho

Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal

O presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, revelou em entrevista à «Agência Financeira» que, além de outros investimentos, vai regressar à comercialização do gás natural no país, mas ainda não sabe em que frentes vai avançar.

A Endesa já manifestou o seu interesse em regressar ao mercado do gás. Há novidades neste sentido?

A Endesa, quer queira quer não, tem que se posicionar nesta matéria. Dentro de um ano e tal, temos que saber como é que vamos alimentar com gás, em quantidades elevadas, os dois grupos de ciclo combinado do Pego. Fora isso, quer na Finerge, quer na Térmica Portuguesa há várias co-gerações a gás. Somando os consumos de mais de uma dezena de co-geraçoes que temos a gás natural estamos a falar de quantidades de gás substantivas. Uma coisa que temos clara é que nos vamos inscrever como comercializadores de gás.

Quando?

Estamos a tratar de um processo, sob o ponto de vista burocrático, ligeiro. Por isso, certamente que estará concretizado no horizonte de um mês e meio, dois meses no máximo.

E como se vão posicionar nesse segmento?

Em função das regras do jogo, há diferentes cenários que se podem pôr. Estamos precisamente, neste momento, a perceber os segmentos e posicionamentos relativamente ao tema do gás. É evidente que existem muitos parâmetros que ainda não estão definidos para se ter uma definição completa das regras do jogo, e isto para os diferentes possíveis segmentos do mercado. Uma coisa é comercializar gás para as grandes centrais de produção de ciclo combinado, outra é para grandes clientes industriais e outra ainda é para as concessionárias de distribuição. E, em última instância, até para os consumidores domésticos.

Veja a entrevista completa em artigos relacionados
Continue a ler esta notícia