Democratas pedem ao Tesouro para ajudar sector automóvel - TVI

Democratas pedem ao Tesouro para ajudar sector automóvel

Crise global

Sector automóvel sólido é essencial para restaurar a estabilidade do mercado financeiro

Relacionados
Os responsáveis democratas no Congresso norte-americano escreveram ao secretário do Tesouro Henry Paulson para que utilize o plano de ajuda ao sistema financeiro, adoptado em Outubro, para prestar «uma assistência temporária à indústria automóvel», em grande dificuldade.

O Congresso aprovou no início de Outubro um plano de estabilização económico de emergência, dotado de um montante de 700 mil milhões de dólares, para combater a crise financeira e reactivar o mercado do crédito, avança a «Lusa».

O plano «dá-lhe a possibilidade de comprar ou assumir o compromisso de comprar instrumentos financeiros para restaurar a estabilidade do mercado», referiram o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e a presidente democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, na carta dirigida a Paulson.

«Um sector automóvel sólido é essencial para restaurar a estabilidade do mercado financeiro, para a saúde global da nossa economia e para os assalariados desta indústria», referiram os democratas.

Pelosi e Reid recordaram as reuniões mantidas quinta-feira com os proprietários dos três grandes construtores norte-americanos (GM, Ford, Chrysler) e com os sindicatos da indústria automóvel.

«Saímos dessas reuniões convencidos de que a indústria automóvel, o coração do nosso sector transformador, e o emprego de dezenas de milhares de Americanos estão em perigo», acrescentaram os democratas na sua carta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados