Alemanha vai baixar fortemente impostos sobre empresas - TVI

Alemanha vai baixar fortemente impostos sobre empresas

Angela Merkel, chanceler alemã

Governo alemão quer aumentar competitividade internacional das empresas.

O governo alemão prevê uma forte redução dos impostos sobre as empresas, declarou hoje o ministro das Finanças, Peer Steinbr ck, que segundo a imprensa germânica encara a aplicação da reforma logo em 2007.

«Queremos baixar as taxas porque sabemos que estamos numa concorrência internacional», declarou hoje o ministro social-democrata numa entrevista na televisão.

Mas recusou-se a desvendar os projectos do governo: «Não quero divulgar níveis, mas apresentar ao público um conceito acabado».

Vários jornais alemães publicam no entanto números.

A carga fiscal sobre as empresas diminuiria até menos de 30% contra os actuais 39%, segundo o «Sddeutsche Zeitung» e o «Financial Times Deutschland».

A redução decorreria de uma corte para 16% do imposto sobre as sociedades, actualmente de 25%, enquanto a taxa profissional, que é paga às autarquias, se manteria estável, precisa o diário sem citar fontes.

Uma reforma da fiscalidade das empresas no horizonte de 2008 é um dos grandes projectos do governo de coligação da chanceler Angela Merkel.

Segundo vários jornais, Steinbr ck terá proposto avançar com esta reforma a 1 de Janeiro de 2007, mas o campo conservador está contra.

A forma de financiamento desta reforma ainda não é conhecida.

«Não nos podemos permitir baixas de impostos de 30 a 40 mil milhões de euros», advertiu o ministro das Finanças.

O ministro espera que uma fiscalidade mais atractiva conduza mais empresas a instalar-se na Alemanha, aumentando automaticamente as receitas do fisco.
Continue a ler esta notícia