Alisuper: 65 supermercados encerram este mês - TVI

Alisuper: 65 supermercados encerram este mês

Alisuper

380 funcionários dispensados no Algarve e em Lisboa

Relacionados
A maioria (65) dos 81 supermercados Alisuper vão encerrar até ao final deste mês, avança a Lusa. De acordo com o presidente da administração da Alicoop, 380 funcionários serão dispensados devido ao encerramento das unidades em Lisboa e no Algarve.

José António Silva, explicou que, após o fecho de 25 unidades nos últimos dias, encerraram mais três na sexta-feira e este sábado está previsto o encerramento de mais oito.

O fracasso das negociações com os credores para tentar viabilizar a empresa, a administração delineou um plano para reduzir a actividade do grupo. Até ao final do mês, fecham mais 29 lojas. Depois disso, ficam em actividade no máximo 16 lojas.

Os 380 funcionários, a quem a administração do grupo já comunicou a suspensão do contrato de trabalho, serão dispensados a partir de 01 de Março.

À exceção dos 50 trabalhadores que vão permanecer ao serviço da empresa, todos os outros vão receber subsídio de desemprego (65% do salário bruto), enquanto durar o impasse em relação ao plano de viabilização da empresa.

José António Silva sublinhou que «já foi acordado com o Instituto de Emprego e Formação Profissional a entrada imediata dos funcionários com contrato suspenso em formação, nas respectivas zonas de residência».

A Alicoop está em insolvência desde Agosto devido a dívidas de 80 milhões de euros. O plano de viabilização prevê a reconversão da maior cadeia de supermercados do Algarve numa insígnia internacional, e até tem o aval do maior credor, o Millennium BCP, mas não da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que teria de garantir mais 1,2 milhões de euros de financiamento ao grupo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados