Altri e Mota Engil dão nas vistas com valorizações anormais - TVI

Altri e Mota Engil dão nas vistas com valorizações anormais

A Euronext Lisboa anunciou ontem ao fim da tarde que a Mota-Engil e a Altri, subsidiária da Cofina para os activos industriais, passariam a integrar o PSI20, índice que reúne as vinte empresas com maior liquidez do mercado.

De saída estão a Nova Base e a Gescartão que iniciaram a sessão a sofrer no valor do título, o peso da exclusão.

Já para a Altri e para a Mota Engil, os efeitos do anúncio foram imediatos com o primeiro título a valorizar mais de 8%, tendo corrigido depois para os 6,56% para os 1,38 euros e a construtora a ganhar 3,61 % para os 2,58 euros.

Segundo António Seladas, analista do BCP Investimento, «esta valorização é normal nas quatro a seis semanas anteriores à entrada no PSI20. Depois desse período, o título volta a descer».

Relativamente a um eventual impacto nos títulos Cofina SGPS, dona da Altri, o analista defende que «agora que são empresas completamente diferentes, não há repercussão nenhuma».

Recorde-se que a Altri nasce da separação que a empresa-mãe Cofina SGPS fez dos activos de media dos activos derivados das participações em indústrias em Março.

No caso da Mota-Engil, «este anúncio já era expectável. Já há bastante tempo que se falava na entrada da Mota-Engil para o PSI20 neste revisão semestral do índice», diz Sónia Baldeira, analista da Caixa Banco de Investimento.

Em termos de vantagens para a empresa, a analista afirma que «é sempre positivo porque aumenta a visibilidade da empresa e é mais um ponto a favor da liquidez da acção».

A Mota Engil atravessa, segundo a analista, um bom momento em termos de «order book» ou obras em carteira que lhe permite alguma sustentação da actividade» e acrescenta que «essa carteira tem sido conseguida também pelas concessões em que a Mota Engil tem participações e garante-lhe uma actividade forte nos próximos doze meses».

Para a Mota Engil, diz a analista, 2006 é um ano em que « as condições ainda são dúbias porque estão dependentes dos concursos lançados pelo governo».

Quanto a price-target para os dois estreantes no PSI20 a partir de 1 de Julho, a analista ainda não avança valores.
Continue a ler esta notícia