Amorim paga 25% da posição na Galp com fundos próprios - TVI

Amorim paga 25% da posição na Galp com fundos próprios

americo_amorim

O Grupo Américo Amorim, a Caixa Galicia e a Sonangol vão pagar 25% dos 1.700 milhões de euros a pagar pela posição de 14,268% que a EDP detinha na Galp e pela participação de 18,3% que a REN detém na eléctrica, com fundos próprios.

A holding criada pelas empresas gastou 420 milhões de euros para formalizar a operação, dos quais a caixa galega desembolsou 56,7 milhões, a parte correspondente à percentagem que controla na holding Amorim Energia, refere a imprensa espanhola de hoje, que cita fontes próximas da operação. Para assumir os restantes 1.200 milhões de euros, as empresas vão lançar mão de um crédito com várias entidades financeiras.

A Amorim Energia tem um capital social de 420 milhões, resultantes das contribuições de cada um dos seus accionistas, em proporção com as respectivas participações. Assim, 30% está a cargo da Investimentos Ibéricos, a sociedade de investimento controlada em 55% por Américo Amorim e em 45% pela Caixa Galicia. Por esta razão, a caixa galega passará a deter um pouco mais de 4% da Galp caso a holding exerça a opção de compra da posição da REN. A sua contribuição para a operação rondará os 56 milhões de euros.

Quanto ao crédito para cobrir o restante investimento, será acordado com o Santander Central Hispano, Banco Popular de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, e Millennium bcp. As acções na petrolífera funcionarão como garantia.
Continue a ler esta notícia