ANECRA aconselha portugueses a comprarem carro até Junho - TVI

ANECRA aconselha portugueses a comprarem carro até Junho

Carros

A ANECRA aconselha a quem esteja a pensar comprar carro que o faça até ao dia 30 de Junho deste ano porque terá uma situação fiscal mais favorável, depois de ter analisado a Proposta de Lei que consubstancia uma Reforma global da Tributação Automóvel.

Relacionados
Em comunicado, a Associação Nacional de Empresas de Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA) diz que concluiu que, na prática, numa perspectiva de simulação desta proposta a 10 anos a carga fiscal conjugada do Imposto Único Sobre Veículos (ISV)/Imposto Único de Circulação (IUC) poderá subir em quase todos os modelos de veículos Automóveis.

«A ANECRA está preocupada com a circunstância de os valores combinados entre ISV mais IUC, projectados sobre 10 anos provocarem em muitas gamas de veículos, um aumento substancial dos valores de impostos a pagar a partir de 1 de Julho face ao que pagam actualmente à cabeça no sistema em vigor até 30 de Junho», explicam.

Aumentos podem chegar aos 8 mil euros

De acordo com a mesma, existem cálculos efectuados que indiciam que esses aumentos, no decurso de 10 anos, possam chegar a 8 mil euros em certos modelos de viaturas.

Nos cálculos realizados, a ANECRA concluiu ainda que a redução dos impostos no momento da compra não são os 10% anunciados pelo Governo, mas apenas 7,68% do actual imposto automóvel.

Contudo, idênticos cálculos, indiciam que o «valor assumido para efeito de Imposto Único de Circulação coincidem com os anunciados 10%».

E acrescentam: «Ao não retirar 10% à cabeça, mas só 7,68%, e ao imputar de facto 10% no IUC, o Governo está a aproveitar a reforma para conseguir um aumento de impostos pela diferença entre o que retira (só 7,68%) e o que aplica em IUC (10%). O aumento é de 2,32 % na receita geral».
Continue a ler esta notícia

Relacionados