Angolanos da Sonangol estudam entrada na TV Cabo - TVI

Angolanos da Sonangol estudam entrada na TV Cabo

Logo TvCabo

Plano estratégico está a ser ultimado e as telecomunicações são uma prioridade

Relacionados
Depois dos investimentos na Amorim Energia e no BCP, a Sonangol, maior empresa angolana, está já a analisar a entrada no capital de outras empresas cotadas em Portugal, avança o «Diário Económico».

Ao que o mesmo jornal apurou, o sector das telecomunicações está a ser analisado ao detalhe pela petrolífera estatal, estando, neste momento, em cima da mesa a possibilidade de compra de uma participação qualificada na PT Multimedia, ou mesmo na Portugal Telecom. «Estamos na fase de elaboração do plano estratégico, mas ainda estamos longe em relação aos detalhes do que poderão ser os investimentos a concretizar», disse ao «DE» uma fonte próxima da Sonangol.

O mesmo responsável admitiu, no entanto, ser natural que, depois do sector financeiro, se olhe para as telecomunicações. «É o que está a acontecer com todos os países produtores de petróleo e que têm assumido posições financeiras noutros sectores que não o petrolífero», acrescentou a mesma fonte.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África sub-saariana, logo a seguir à Nigéria, e o sector petrolífero contribui com mais de 50% para o total do produto interno bruto (PIB) nacional. E a Sonangol surge como o braço-armado, uma espécie de fundo soberano, de um Estado rico, apostado em aplicar o excesso de liquidez, impulsionado pela escalada do preço do petróleo, nas economias europeias e norte-americana. A proximidade cultural justifica a aposta imediata da Sonangol em Portugal, mas a empresa controlada a 100% pelo Estado angolano não limita o seu campo de acção ao mercado português, encontrando-se também a equacionar oportunidades de investimento noutros países da Europa, bem como nos Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados