Automóvel: novas regras levaram à anulação de 930 mil matrículas - TVI

Automóvel: novas regras levaram à anulação de 930 mil matrículas

Opel Insignia

Escolas de condução serão como balcões de segunda linha para tratar de papelada relacionada com o automóvel

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As novas regras, destinadas a sanear a base se dados de veículos, estão a surtir algum efeito. Desde que entraram em vigor foram anuladas mais de 930 mil matrículas, avançou o presidente do Conselho Executivo do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres, Crisóstomo Teixeira.

O responsável, que falava na 19.ª Convenção da Associação Nacional das Empresas de Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA), adiantou que, mesmo assim, o instituto tem registados mais de 8 milhões de matrículas e cerca de 5 milhões de Inspecções Periódicas Obrigatórias (IPO) anualmente.

À margem da convenção, o mesmo responsável adiantou à Agência Financeira que este desfasamento se deve ao facto de muitos veículos serem novos e não estarem ainda obrigados à IPO e também ao facto de muitos ainda não estarem obrigados à inspecção anualmente, mas apenas de dois em dois ou de quatro em quatro anos.

«Na verdade, há até mais IPO do que seria necessário, porque muitos proprietários que estão vendedores optam por ter a IPO em dia, e assim facilitar a venda», explicou.

Cada vez mais serviços online

Para o futuro, a grande aposta do IMTT passa por facilitar a vida aos cidadãos e disponibilizar cada vez mais serviços online, para os condutores. «Ainda este ano, será possível efectuar pequenas alterações aos documentos relacionados com o automóvel, como por exemplo, mudar uma morada e, para o ano que vem, o responsável estima que, no segundo trimestre, será já possível efectuar também através da Internet alterações relacionadas com as características do próprio veículo, como a cor, os pneus, etc.», afirmou Crisóstomo Teixeira.

Mas a grande novidade passa por colocar as escolas de condução ao serviço das necessidades dos condutores, nesta área. «Queremos que as escolas de condução passem a funcionar como uma espécie de balcões de segunda linha, junto dos quais os condutores possam resolver este tipo de questão, disse ainda.

Metas que pretendem desviar grande parte do fluxo de utilizadores que são diariamente atendidos pelo IMTT. Só em 2007, foram atendidos 1,1 mil milhões, dos quais 685 mil corresponderam a pedidos relativos a condutores e os restantes 410 mil a solicitações da área dos veículos. Só até Setembro deste ano, o IMTT tinha já ultrapassado o número total de 2007 em cerca de 100 mil.
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