BCE adverte que agirá caso a inflação dispare - TVI

BCE adverte que agirá caso a inflação dispare

Banco central europeu

O Banco Central Europeu (BCE) sublinha que a sua politica monetária seguirá a adaptar-se, mas adverte que vigiará muito atentamente todos os riscos para a estabilidade dos preços.

No seu boletim mensal do mês de Janeiro, publicado hoje, o banco europeu recordou uma vez mais que na zona euro «os juros continuam em níveis historicamente baixos em todos os prazos, quer em termos nominais como reais».

O conselho de governo do BCE subiu o preço do dinheiro no passado mês de Dezembro em 25 pontos básicos, até aos 2,25% actuais, e segundo as expectativas dos analistas, não será aumentado antes de Março.

A informação coincide com outras declarações prestadas hoje por outros responsáveis do banco emissor europeu. Assim o economista, Otmar Issing, explicou que o BCE tem tempo pela frente para voltar a subir os tipos de juros na Zona Euro, porque o crescimento económico da região continua a crescer em força.

Desta forma, Issing acrescentou que a recente subida do preço do barril de petróleo não é um episódio momentâneo e que o ouro negro pode continuar a encarecer.

Outro membro da entidade responsável da política monetária da Zona Euro, Guy Oadar, também assegurou que o BCE não está a planear uma série de aumentos nos juros de referência comunitários.
Continue a ler esta notícia