BCE deve manter taxa de juro mas prestações vão subir na mesma - TVI

BCE deve manter taxa de juro mas prestações vão subir na mesma

BCE deve manter taxa de juro mas prestações vão subir na mesma

Os especialistas acreditam que o Banco Central Europeu (BCE) vai hoje manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro nos 4%. Mas isso não quer dizer que as prestações do seu crédito à habitação não vão subir.

Relacionados
Antes do Verão, o mercado acreditava que Setembro seria o mês de uma nova subida do preço do dinheiro. No entanto, com o «rebentar» da crise hipotecária, que obrigou os bancos centrais um pouco por todo o Mundo a injectarem grandes quantidades de liquidez nos mercados financeiros, a maioria dos especialistas acredita agora que o BCE vai manter a taxa de juro exactamente onde está, ou seja, nos 4%.

Para estes analistas, a subida esperada nas taxas de juro não deverá chegar antes de Outubro ou Novembro.

Ainda assim, existem algumas incertezas sobre o que se vai passar na reunião de 5ª feira, com alguns analistas a acreditarem ainda que pode dar-se uma subida de 25 pontos base na taxa de juro, para os 4,25%.

Apesar de a manutenção da taxa de juro ser uma boa notícia para os mercados e para a própria economia, não se animem os milhares de portugueses que têm um crédito à habitação. É que, apesar de o BCE poder manter hoje a taxa nos 4%, o mais provável é que os encargos com as prestações dos empréstimos continuem a subir.

Tudo porque a recente crise do crédito hipotecário tornou o acesso ao crédito mais caro. Os bancos temem o risco associados aos empréstimos e estão a cobrar mais pelo dinheiro que cedem. As taxas Euribor continuam a subir e isso vai reflectir-se no bolso dos portugueses. As taxas andam próximas dos 5% e os analistas acreditam que a tendência de alta vai continuar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE