BCE deve rever em baixa a previsão de crescimento económico da zona euro - TVI

BCE deve rever em baixa a previsão de crescimento económico da zona euro

UE_mapa

O Banco Central Europeu (BCE) deve rever em baixa pela terceira vez em seis meses as previsões de crescimento económico para a Zona Euro, em 2005, de acordo com um painel de analistas contactados pela agência Bloomberg, segundo noticia a agência «Lusa».

A média das previsões dos 21 analistas ouvidos pela «Bloomberg» aponta para uma revisão em baixa de 0,2 pontos percentuais para 1,4% do crescimento económico dos Doze.

Na quinta-feira, 2 de Junho, o BCE deve divulgar novas previsões económicas para 2005 e 2006, depois da reunião do Conselho de governadores.

Não cedendo às pressões do Fundo Monetário Internacional e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o BCE deve voltar a deixar as taxas de juro inalteradas nos 2%, porque apesar dos dados económicos se estarem a revelar piores do que o esperado, continuam sem existir pressões inflacionistas significativas.

A deterioração da confiança de consumidores e empresários e a redução da produção industrial no conjunto das economias da zona euro tem justificado as revisões em baixa das previsões do BCE ao longo do ano.
Continue a ler esta notícia