BCE mantém taxa de juro nos 4% - TVI

BCE mantém taxa de juro nos 4%

taxas do euro

O Banco Central Europeu (BCE) manteve, como esperava a maioria dos analistas, a taxa de juro de referência da Zona Euro nos 4%.

Relacionados
A decisão não surpreende, tendo em conta a falta de liquidez nos mercados, revelada pela crise do crédito hipotecário nas últimas semanas.

Os investidores e analistas aguardam agora as declarações do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, na conferência de imprensa desta tarde, para ver se o mesmo deixa sinais sobre a evolução futura do preço do dinheiro na Zona Euro.

Muitos analistas acreditam, no entanto, que a subida, anteriormente prevista para este mês, terá sido adiada apenas por um mês ou dois, ou seja, deverá ocorrer já em Outubro ou Novembro.

Apesar de a subida da taxa de juro de referência ter sido adiada, os especialistas advertem que as taxas Euribor têm estado em alta e deverão manter essa tendência, o que significa que as prestações do crédito à habitação vão reflectir, à mesma, esse aumento. Os analistas admitem que a taxa ultrapasse em breve os 5%.

Nesta sessão, as Euribor têm estado a recuar, depois de o BCE ter realizado uma operação de refinanciamento do mercado, injectando 42 mil milhões de euros no sistema.
Continue a ler esta notícia

Relacionados