Benfica: o que são acções de categoria A e B? - TVI

Benfica: o que são acções de categoria A e B?

benfica_slb.jpg

O empresário Joe Berardo lançou, através da empresa Metalgest, que controla, uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre 60% do capital do Benfica.

Relacionados
A oferta incide sobre os 9 milhões de acções de categoria B da SAD, sendo que existem mais seis milhões de acções de Categoria A.

O clube controla 50% da SAD, detendo todas as acções de Categoria A, que correspondem a 40% do capital da SAD, e ainda outros 10%, correspondentes a acções de Categoria B.

Afinal qual é a diferença entre os dois tipos de acções? As de Categoria A têm um regime especial previsto no Decreto-Lei nº 67/97, de 3 de Abril. No Artigo 12.º, explica-se que as de Categoria A são as acções «que se destinam a ser subscritas pelo clube fundador, nos casos em que a sociedade tenha sido constituída nos termos da alínea b) do artigo 3.o», sendo que as de Categoria B são as restantes. As acções da categoria A só são susceptíveis de apreensão judicial ou oneração a favor de pessoas colectivas de direito público. As acções são sempre nominativas.

As de Categoria B são acções ordinárias, não possuindo estatutos especiais.

Quer isto dizer que as acções de Categoria A podem converter-se em títulos de Categoria B, se o clube as vender, e vive-versa.

Além dos 6 milhões de acções de Categoria A detidos pelo clube, a Sport Lisboa e Benfica SGPS controla ainda uma parte das acções de Categoria B, correspondente a 10% do capital da SAD.

Refira-se, no entanto, que os estatutos do Benfica impedem que a posição do clube na sua SAD seja, em qualquer altura, inferior a 15% ou superior a 40%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos