BES lança Concurso Nacional de Inovação com investimento de 325 mil euros - TVI

BES lança Concurso Nacional de Inovação com investimento de 325 mil euros

Ricardo Salgado

O Concurso Nacional de Inovação BES é uma iniciativa do Banco Espírito Santo, em parceria com a Fundação Ilídio Pinho, da Siemens Portugal e que conta com o apoio de nove universidades portuguesas, com o valor total dos prémios a atingir os 325 mil euros.

O objectivo do concurso é «premiar a excelência na investigação, contribuir para uma economia mais competitiva e promover a cultura empresarial orientada para a inovação», afirmou hoje Ricardo Salgado, presidente da comissão executiva do banco, durante a conferência de apresentação do concurso.

Os sectores de actividade a que os projectos se deverão destinar «satisfazem um conjunto de características que fazem desses sectores áreas críticas para o futuro da economia portuguesa, que são as energias renováveis, a saúde, economia oceânica, processos industriais e a fileira florestal», adiantou o presidente do banco. Estes sectores podem, no entanto, ser revistos no final do primeiro ano, consoante os resultados obtidos.

Durante a apresentação do projecto, que contou com a presença de Ilídio Pinho, João Picoito da Siemens e representantes das nove universidades que participam no projecto, houve ainda tempo para criticar a «fraca sustentabilidade da economia portuguesa, já que não é fundamentada nem no conhecimento, nem na inovação, e a ausência de capital de risco nas empresas portuguesas».

Ricardo Salgado anunciou ainda que será feita uma análise económica do projecto vencedor pelo Banco de Investimento e comprovada a «viabilidade económica do projecto irá contar com a participação em termos de capital de risco do Banco Espírito Santo».
Continue a ler esta notícia