O concerto que encerra a digressão dos U2 tem lugar dia 14 de Agosto no estádio Alvalade XXI e os bilhetes custam entre 54 e 100,5 euros.

Os bilhetes estarão à venda a partir da 10:00 de sexta para o público em geral nas lojas Fnac (só para quem tem cartão da loja), Agência Abep, Agência Alvalade e bombas da BP, patrocinadora oficial do evento.

No total, serão colocados à venda 48.984 bilhetes, sendo que quase metade poderão ser adquiridos em dez postos da BP espalhados por todo o país.

Por questões logísticas, estes bilhetes só estarão à venda a partir de 1 de Março.

Em conferência de imprensa, os promotores Álvaro Ramos e Nuno Braamcamp, da Ritmos & Blues sublinharam que este será «o maior concerto alguma vez visto e feito em Portugal, devido à sua estruttura e à receita prevista».

A digressão mundial «Vertigo» começa a 28 de Março nos Estados Unidos, onde a banda irlandesa tem agendados 13 concertos, e só chega à Europa a 10 de Junho, com um espectáculo em Bruxelas.

Em alguns países europeus, os concertos, que decorrerão em estádios ou grandes salas de espectáculos, já estão esgotados, com os bilhetes a serem vendidos em tempo recorde.

Em Zurique, na Alemanha, onde actuam a 18 de Julho, os 44 mil ingressos, que custavam entre 70 e 110 euros, foram vendidos em 40 minutos.

Em 50 minutos «voaram» os bilhetes para os dois concertos que os U2 vão dar para os compatriotas de Dublin.

Antes de chegar a Lisboa, a banda vai actuar em Barcelona, Madrid e San Sebastian e o total de 80 mil bilhetes foram vendidos em oito horas.

Os U2 estarão acompanhados de várias bandas que assegurarão a primeira parte dos concertos nos diferentes locais de actuação.

Os Kings Os Leon andarão com a banda na digressão pelos Estados Unidos, enquanto na Europa estão já confirmadas as presenças dos Snow Patrol e The Killers.

A «Vertigo Tour» serve de apresentação do álbum «How to dismantle an atomic bomb», editado em 2004 e que já rendeu mais de oito milhões de cópias em todo o mundo.

Com o single «Vertigo», que dá nome à digressão mundial, os U2 venceram este ano três prémios Grammy.

Esta será a quarta vez que os U2 actuam para o público português, depois dos espectáculos realizados em 1982 no Festival de Vilar de Mouros (Viana do Castelo) e em 1993 e 1997, no Estádio de Alvalade (Lisboa).
Redação / Lusa/AM