Bolsa de Lisboa em alta após seis sessões de queda - TVI

Bolsa de Lisboa em alta após seis sessões de queda

A confirmar-se o sentimento inicial, pode ser nesta quinta-feira que a Euronext Lisboa inverte após seis sessões consecutivas a perder. O índice PSI20 abriu em alta e ganha 0,29% para 7.873,86 pontos.

A impulsionar estão dois dos seus pesos pesados. O BCP avança 0,48% para 2,10 euros e a Portugal Telecom, que acumula já seis quedas em sete sessões, recupera 0,11% para 9,23 euros, num dia que deverá ser decisivo para a venda dos activos da Lusomundo Media. A PT Multimédia, empresa do universo PT que controla a Lusomundo, perde 0,84% para 18,89 euros.

Já o outro título com maior peso no índice, a EDP, inverteu entretanto para terreno negativo e perde 0,45% para 2,22 euros, depois de José Sócrates, próximo primeiro-ministro português, ter afirmado que o negócio do gás deve sair da alçada da eléctrica nacional.

Destaque positivo para as acções da Brisa, que avançam 1,05% para 6,72 euros, e também para a Novabase. A empresa tecnológica apresentou ontem depois do fecho do mercado os resultados de 2004, quando registou lucros de 4,3 milhões de euros, regressando assim aos ganhos, já que em 2003 a empresa tinha perdido 100 mil euros. As acções avançam 2,37% para 6,05 euros.

Em situação singular está hoje a Cofina. O grupo liderado por Paulo Fernandes tinha já anunciado a cisão entre os seus activos industriais e de media, o que está a decorrer durante esta quinta-feira. As acções da Cofina estarão hoje excluídas do índice PSI20, para que os investidores possam fazer a avaliação dos activos de indústria do grupo, que passam agora a estar englobados na nova holding criada para o efeito, a Altri, cujas acções entram em bolsa a 1 de Março. Os títulos da Cofina, que passam a representar apenas os activos de media estão, por isso mesmo, a sofrer um ajuste e cotam em 3,49 euros. Da cotação que resultar da sessão de hoje vai depender o valor em que será avaliada a nova Altri, mas também a nova Cofina, que volta ao PSI20 já amanhã.

No resto da Europa, o sentimento de abertura foi negativo e apenas a Inglaterra inverteu para fazer companhia a Lisboa no verde, com um ganho de 0,08%. O IBEX da vizinha Espanha perde 0,25%, o alemão DAX recua 0,47% e o francês CAC desvaloriza-se 0,16%.

Ontem os mercados norte-americanos fecharam em alta, depois de se saber que a inflação norte-americana subiu menos do que o esperado em Janeiro. O Dow Jones avançou 0,59% e o Nasdaq subiu 0,2%. Nesta quinta-feira o comportamento dos mercados dos EUA deverão ser condicionados sobretudo por alguns indicadores económicos, como as encomendas de bens duradouros, os pedidos de subsídio de desemprego e os stocks de combustíveis, que terão também alguma influência sobre a cotação do crude e do próprio dólar.
Continue a ler esta notícia