Bolsa de Lisboa inverte para verde em dia de fraca liquidez - TVI

Bolsa de Lisboa inverte para verde em dia de fraca liquidez

bolsa de valores

A bolsa nacional já inverteu o sentido de abertura e garante agora o verde com o PSI20 a somar 0,33% para os 9.697,50 pontos, com apenas duas acções no vermelho.

Relacionados
A sessão está a ser marcada por uma liquidez fraca uma vez que começou o mês de Agosto e muitos investidores estão de férias.

Nas restantes praças europeias, o cenário é maioritariamente negativo, já que continuam a ser pressionadas pelos conflitos no Médio Oriente e pela alta do preço do petróleo. O mercado aguarda ainda a reunião do Banco Central Europeu (BCE), na próxima quinta-feira, da qual deve resultar numa nova subida das taxas de juro.

Em Lisboa, a suportar os ganhos estão a Portugal Telecom, a EDP e a Sonae SGPS.

A PT contribui com 0,21% para os 9,74 euros, num dia em que o «Diário Económico» diz que a existência de uma alternativa à OPA da Sonae é bem vista dentro do Governo, e defendida por alguns como uma forma de aumentar as opções de escolha dos accionistas. Além disso, a entrada de novos accionistas na operadora, a Ongoing e Joe Berardo, deve obrigar a subir o valor da OPA, uma vez que nenhum está disposto a vender por menos.

A EDP tem uma valorização de 0,97% para os 3,13 euros, com quase 5 milhões de acções negociadas. Já a Sonae SGPS dispara 1,63% para os 1,25 euros.

Também a Mota Engil está no verde ao ganhar 2,53% para os 4,46 euros, mas a maior subida é da Altri com mais 2,67% para os 2,69 euros.

Nota positiva ainda para a Impresa que escala 1,16% para os 4,37 euros, animada pelas audiências positivas da sua estação televisiva SIC, no mês de Julho.

No lado oposto está a Sonaecom que derrapa 0,86% para os 4,59 euros, depois de ontem a empresa ter anunciado que a Optimus se aliou à operadora móvel virtual belga, a Euphony, para lançar o novo operador virtual em Portugal durante o próximo mês de Setembro. A outra acção no vermelho é a Pararede com menos 4,17% para os 0,23 euros.

E o peso pesado da banca, o BCP está, agora, paralisado nos 2,25 euros.

Fora do PSI20, o destaque de hoje vai para o Banif que apresentou ontem um aumento dos lucros em 31% para os 37,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano. O banco ganha 2% para os 26,01 euros.

No resto da Europa, o CAC perde 0,20%, o DAX recua 0,17%, o IBEX cai 0,32%, mas o FTSE inglês escapa ao subir 0,14%.

Nos Estados Unidos, os mercados devem abrir hoje em baixa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados