Bolsa de Lisboa ronda novos máximos ajudada por PT e EDP - TVI

Bolsa de Lisboa ronda novos máximos ajudada por PT e EDP

Euronext Lisbon

A Euronext Lisboa mantém a tendência de ganhos acentuados desde a abertura, rondando novamente o valor mais alto desde 2001, ajudado pela PT e pela EDP. O índice PSI20 sobe 0,48% para 8.153,76 pontos.

Relacionados
Em dia de feriado nacional, ainda por cima numa quinta-feira, com muitos investidores a aproveitarem para umas mini-férias ou um fim-de-semana prolongado, é de esperar que o volume de negociações seja fraco. Para já, e decorrida apenas hora e meia desde a abertura, foram transaccionados mais de 7,5 milhões de títulos.

Depois da correcção de ontem, também a eléctrica nacional se reaproxima do máximo dos últimos quatro anos, e avança 0,8% para 2,52 euros. A eléctrica tem sido apoiada pelas novas oportunidades de negócio no mercado espanhol, devido às movimentações no sector energético. Aproxima-se também a altura da revisão regular das tarifas energéticas e, a isto, acresce a proposta que a EDP recebeu, por parte do grupo Amorim, para comprar a posição de mais de 14% que a eléctrica detém na Galp Energia. Uma proposta que, como disse já a própria EDP, está a ser analisada.

Nas telecomunicações, a recuperação da PT é de 0,9% para 7,84 euros.

Entre os pesos pesados, só mesmo o BCP está a resistir aos ganhos, estável nos 2,11 euros, mas com o BES e o BPI a alinharem pelo optimismo.

No terreno negativo, nota para a Altri, finalmente em correcção depois dos sucessivos máximos históricos, com uma queda de 1,29% para 3,05 euros.

Quem não arreda pé dos valores recorde que tem atingido, é a Media Capital. A dona da TVI volta a subir, embora uns ligeiros 0,27% para 7,36 euros por acção.

Nota final, e também no verde, para os títulos da Brisa, que se valorizam 0,73% para 6,90 euros.

Os ganhos da praça nacional acompanham o optimismo europeu, onde nem mesmo o fecho negativo dos mercados norte-americanos na sessão de ontem parece conseguir desanimar os investidores. Assim, também o espanhol IBEX avança 0,49%, o CAC francês 0,63%, o DAX alemão 0,65% e o inglês FTSE 0,58%. Os europeus estão de olhos postos na reunião do Banco Central Europeu (BCE), onde se espera que seja decidido um aumento das taxas de juro de referência para a Zona Euro, dos actuais 2% para 2,25%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados