Bolsa inverte para o vermelho após melhor dia do ano - TVI

Bolsa inverte para o vermelho após melhor dia do ano

Bolsa

BES em destaque com direitos a subirem 2,5%

Relacionados
O ânimo inicial da sessão na bolsa de Lisboa já desapareceu. O índice PSI20 inverteu para terreno negativo e segue agora a perder 0,36% para 6.286,06 pontos. No resto da Europa, a euforia inicial também está a desvanecer.

A sessão passada foi a melhor do ano para a praça nacional, com um ganho de 2,6%. Mas Lisboa não foi a única, já que a primeira sessão da semana foi de euforia nos mercados, depois de o Governo dos EUA ter finalmente revelado o seu plano para salvar a banca. Em parceria com as empresas privadas, comprar-se-ão até um bilião de dólares em activos tóxicos dos bancos, para aliviar os seus balanços.

A notícia teve reflexo nos mercados. Nos EUA, os índices subiram entre 6 e 7%, com vários bancos a registarem ganhos na casa dos 20%. Durante a noite, na Ásia, os mercados mantiveram esse ânimo, registaram subidas na ordem dos 3,5%, e esta manhã, esse optimismo alastrou aos mercados europeus, que amanheceram em alta acentuada.

No entanto, foi sol de pouca dura. Dos ganhos de quase 2% pouco resta. O DAX alemão sobe apenas 0,65%, o CAC francês 0,29% e o IBEX espanhol 0,32%. A praça inglesa, à semelhança do português PSI20, segue já em terreno negativo, a ceder 0,72%.

Banca impede maior queda em Lisboa

Em Lisboa, apenas os bancos impedem uma maior queda da praça. O BCP sobe 0,16% para 63 cêntimos, o BPI 0,96% para 1,59 euros e o BES 1,6% para 3,35 euros.

O BES é um dos destaques do dia. Começaram hoje a negociar os direitos de subscrição de novas acções do banco no âmbito do seu aumento de capital de 1.200 milhões de euros.

Os direitos tinham um valor teórico de dois euros, mas estrearam-se a subir mais de 2%, para 2,05 euros. Cada um destes direitos permite aos investidores adquirir 1,33 acções do banco, a 1,80 euros cada, um valor que representa um desconto superior a 45% face à cotação do fecho da sessão passada.

Ainda em destaque, pela positiva, está novamente a Sonae Indústria. A empresa volta a valorizar-se 3,03% por acção, para 1,80 euros, com a casa mãe, a Sonae SGPS a subir também 1,56% para 52 cêntimos. Mas a liderar os ganhos segue a Altri, trepando 4,45% para 2,02 euros.

Galp anuncia descoberta de petróleo mas segue em queda

No lado negativo, pesam mais a EDP, a Galp e também a PT. A eléctrica desce 1,32% para 2,77 euros, a petrolífera 1,04% para 9,52 euros e a operadora de telecomunicações 1,13% para 5,70 euros.

Os consórcios integrados pela Galp Energia com a Petrobras no Brasil anunciaram uma nova descoberta de petróleo, mas nem a notícia consegue animar a empresa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos