Bolsa lisboeta em alta suportada pelos ganhos da PT - TVI

Bolsa lisboeta em alta suportada pelos ganhos da PT

Portugal Telecom 2

A bolsa lisboeta segue a negociar em ligeira alta, impulsionada sobretudo pela PT, mas também com alguns outros títulos a recuperarem das quedas de ontem. A travar maiores ganhos do principal índice nacional está a queda da BCP e a estabilidade da EDP. O PSI20 ganha 0,08% para os 8.246,07 pontos.

A operadora de telecomunicações dá o principal impulso à praça nacional, ao registar ganhos de 0,87% para os 8,16 euro, suportada na notícia de que a Comissão Europeia vai hoje abrir um processo de infracção contra o Estado português pela manutenção de privilégios especiais na operadora.

Já os restantes pesos pesados, BCP e EDP, travam maiores subidas do principal indice nacional, já que o maior banco privado português desce 0,48% para os 2,09 euros, enquanto a eléctrica nacional segue estável nos 2,55 euros.

A instituição financeira liderada por Paulo Teixeira Pinto pode contar com mais cerca de 330 milhões de acções em bolsa a partir de 15 de Janeiro. As acções do BCP serão depositadas nas contas dos titulares 15 dias após a data de vencimento. O banco vai realizar um aumento de capital.

Ainda, no sector da banca os restantes títulos financeira demonstram ainda alguma apatia, com o BES estável nos 13,36 euros e o BPI com os valores de fecho de ontem nos 2,09 euros.

O destaque na sessão de hoje vai também para a Sonae, que segue a transaccionar estável nos 1,49 euros, penalizada pelos investidores devido ao anúncio da venda das suas lojas no Brasil à Wal-Mart por 635 milhões de euros, um valor abaixo do estimado pelos analistas.

Nota final para a Media Capital, que lidera as subidas, ao somar 1,26% para os 7,24 euros, no dia em que será conhecido o primeiro representante do grupo alemão RTL no grupo de media português. Ainda no media, a Impresa não segue o optimismo da Media capital e derrapa 0,315 para os 5,14 euros.

Na Europa, os mercados financeiros, depois de uma abertura mista, seguem agora a negociar em ligeira alta, à excepção do DAX que negoceia estável. O IBEX avança 0,26%, o FTSE ganha 0,04% e o CAC sobe 0,245.

Do outro lado do Atlântico, ontem os mercados norte americanos encerraram em alta, depois da reserva federal ter aumentado as taxas de juro para 4,25%. O Dow Jones ganhou 0,52% e o Nasdaq valorizou-se 0,18%.
Continue a ler esta notícia