BPI pagou taxa de imposto de 1% no quarto trimestre - TVI

BPI pagou taxa de imposto de 1% no quarto trimestre

Patrocinador - bpi

O Banco Português de Investimento pagou uma taxa efectiva de impostos de 1% no quarto trimestre de 2005, segundo adianta o Banif numa nota de research hoje emitida.

Relacionados
Segundo a instituição financeira, apesar de esperarem uma taxa de 27%, a taxa efectiva ficou bastante abaixo devido a benefícios fiscais relacionados com obrigações da República de Angola e com a opção pela não distribuição de dividendos da unidade angolana à casa mãe.

O Banif realça que a tendência tem sido de subida, não só devido às alterações feitas nos impostos em Portugal como devido ao peso que a taxa de 35% no mercado angolano deveria ter na taxa consolidada à medida que o BFA aumenta a sua importância nas contas do grupo.

Já no que toca aos resultados, o Banif realça que os 250,8 milhões obtidos em 2005 excederam tanto as previsões no banco como as do mercado. Assim, o mercado angolano mostrou-se a melhor solução para um fraco mercado doméstico.

Acrescentam ainda que os custos com pessoal surpreenderam pela negativa, em parte devido às actualizações salariais feitas em Portugal. Os custos cresceram significativamente mais em Angola, mas a contenção salarial nesse mercado não faz parte da estratégia actual, dado o forte enfoque que vai ser dado na expansão dessa rede.

O Banif adianta ainda que não espera grandes alterações à recomendação que tem para os títulos do BPI, de «neutral», nem para o preço alvo, de 4,27 euros, que se traduz num potencial de valorização de 2% face aos 4,19 euros a que está cotado actualmente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados