Braga vence no Estoril e alarga perseguição ao Benfica - TVI

Braga vence no Estoril e alarga perseguição ao Benfica

Estoril Braga 1

O Sporting Braga juntou-se ao Sporting na revigorada perseguição ao líder Benfica, graças ao triunfo tangencial no Estoril, por 1-0, no jogo de encerramento da 28ª jornada da Superliga de futebol, a menos produtiva da época.

Um golo solitário de João Tomás, marcado aos 18 minutos, permitiu aos bracarenses - candidatos assumidos apenas a um lugar na Liga dos Campeões do próximo ano - reduzirem para apenas três pontos a desvantagem para o comandante, que «tropeçou» de forma comprometedora em Vila do Conde.

O avançado do Braga apontou o 11º tento na prova, igualando Wesley (Penafiel) na quarta posição da tabela dos «artilheiros», muito distante de Liedson, líder destacado, com 23 remates certeiros, depois de ter feito domingo o gosto... à coxa.

O registo do avançado do Sporting na Superliga soa como um contra-senso numa ronda em que foram marcados escassos nove golos (média de um por jogo), pouco mais de metade do pior registo até hoje, cifrado em 17 tentos (média de 1,9), obtido nas 7ª e 18ª jornadas.

Resultado negativo para o qual contribuiu o Belenenses-Académica de hoje, que terminou conforme começou - com o "nulo" no marcador -, após um interminável bocejo que durou hora e meia.

Domingo, Liedson marcou a cinco minutos do fim, de forma pouco ortodoxa - com a coxa -, o golo que permitiu ao Sporting impor-se por 1-0 na recepção ao «lanterna vermelha» Beira-Mar, beneficiando do desaire do Benfica para reforçar a candidatura ao título.

O Beira-Mar não conseguiu reeditar as proezas do Estádio do Dragão (vitória por 1-0) e da Luz (2-0), com Augusto Inácio, treinador que conduziu o Sporting ao título em 2000, após 18 anos de «jejum», a protagonizar uma estreia infeliz no comando dos aveirenses, que apenas têm uma vitória nos últimos 10 jogos.

Os «leões» somaram a terceira vitória consecutiva, igualando o melhor registo da temporada, com a dose de sorte que faltou horas antes ao rival lisboeta, batido por 1-0 no reduto do Rio Ave, também com um golo «fora de horas», marcado aos 91 minutos por Miguelito.

A equipa vila-condense, única invicta em casa, consolidou o sétimo lugar e continua na luta por um lugar europeu, a dois pontos do Vitória de Guimarães (6º), que domingo foi a Leiria bater a União por 1-0, com um golo de Marco Ferreira (70 minutos), levando muito tempo a aproveitar a expulsão do guarda-redes Helton nos instantes iniciais.

A ronda ficou também marcada pela derrota (1-0) do FC Porto no Bessa, com o terceiro desaire «azul e branco» nos últimos quatro jogos a ser consumado na sequência do golo do defesa Cadú, aos 52 minutos, que permitiu ao Boavista igualar o rival da cidade na classificação, com 48 pontos, menos seis em relação ao Benfica.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE