Bruxelas aprova compra da Agip Espanha pela Galp - TVI

Bruxelas aprova compra da Agip Espanha pela Galp

Galp

Petrolífera portuguesa fica com 500 estações de serviço no país vizinho

Relacionados
A Comissão Europeia já aprovou a compra, pela Galp, da Agip Espanha. Bruxelas entendeu que o negócio não põe em causa «a concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu ou numa parte substancial deste».

Tudo porque «as sobreposições entre as actividades da Galp e da Agip Espanha são limitadas na maioria dos mercados».

«A Comissão Europeia aprovou, nos termos do Regulamento das concentrações comunitárias, o projecto de aquisição da Agip España, controlada pelo grupo ENI, por parte da Galp, Portugal», diz a Comissão em comunicado.

Recorde-se que a Agip Espanha e a sua filial em Portugal são controladas pelos italianos da ENI, grupo que é também accionista de referência da Galp.

Mesmo apesar da compra, a Comissão considera que a Galp continuará a «enfrentar diversos concorrentes significativos nos mercados relevantes das vendas retalhistas e não retalhistas de combustíveis e que os automobilistas das diferentes regiões da Península Ibérica continuariam a ter acesso a fornecedores alternativos após a concentração».

A petrolífera também já se manifestou sobre o «OK» de Bruxelas. Em comunicado, a Galp explica que, depois da operação, passa de 220 para mais de 500 estações de serviço em Espanha. O volume de vendas da empresa naquele país também deverá duplicar, dos actuais 2,5 milhões de toneladas para 5 milhões. A quota de mercado deverá passar dos 4 para os 7%.

Recorde-se que o negócio estava já previsto no acordo parassocial alcançado entre a Amorim Energia, a Eni e a CGD, desde 2005.
Continue a ler esta notícia

Relacionados