CAP defende que benefícios para mais filhos devem estar no IRS - TVI

CAP defende que benefícios para mais filhos devem estar no IRS

Crianças1

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defende que os benefícios a atribuir aos casais com maior número de filhos deverão ser dados em sede de IRS e não ao nível da Taxa Social Única (TSU).

No parecer à proposta do Governo sobre as Linhas Estratégias de Reforma da Segurança Social, entregue hoje no Conselho Económico e Social (CES) e que a agência Lusa teve acesso, a CAP manifesta a sua discordância relativamente à proposta de diferenciar a TSU dos trabalhadores em função do número de filhos.

«Além de constituir um sistema altamente complicado (em micro empresas poderemos estar perante situações em que cada trabalhador tem a sua taxa), revela-se um sistema penalizador dos casais com problemas de infertilidade», refere o documento.

Uma das medidas propostas pelo Governo no documento entregue aos parceiros sociais é que a taxa contributiva dos trabalhadores varie, ainda que moderadamente, em função do número de filhos, o que a CAP recusa, defendendo que os benefícios a atribuir aos casais com maior número de filhos deverá ser feito em sede de IRS.
Continue a ler esta notícia