A Centro Venture será uma sociedade de capital de risco detida pelo CEC e pelo Banif ¿ Banco de Investimento que vai gerir fundos de investimento de capital de risco, exclusivamente dedicados a empresas localizadas nos seis distritos que compõem o Centro de Portugal: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. O primeiro destes fundos, a ser denominado Centro Capital, estima-se que seja dotado de um montante de 10 milhões de euros e será dedicado ao financiamento de pequenas e médias empresas com elevado potencial de crescimento e valorização, desde que localizadas nesta região, referem em comunicado.

Os fundadores da Centro Venture pretendem ainda dispersar parte do seu capital social por um parceiro institucional espanhol e pelas instituições universitárias, politécnicos, centros tecnológicos e incubadoras de empresas sedeadas nesta Região, de forma a estreitar a malha de relações entre os vários parceiros de negócios presentes naquela reunião.

A CEC ¿ Câmara de Comércio e Indústria do Centro é a entidade que agrupa as Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, congregando 39 Associações Empresariais e mais de 42 mil empresas.

O Banif ¿ Banco de Investimento, através da sua participada NewCapital, Sociedade de Capital de Risco, tem actualmente quatro Fundos de Capital de Risco sob a sua gestão, com o capital total comprometido de 22 milhões de euros.
Redação / BP