CGD avisa que pode ser preciso injectar mais dinheiro no BPN - TVI

CGD avisa que pode ser preciso injectar mais dinheiro no BPN

Faria de Oliveira

BPN já emitiu 4 mil milhões em papel comercial desde o início do ano

Relacionados
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) considera que pode ser necessário injectar mais dinheiro no Banco Português de Negócios (BPN).

O presidente do banco público que gere o BPN desde a sua nacionalização, Faria de Oliveira, diz que essa necessidade vai depender do tempo que ainda demorar até que o banco seja posto à venda.

BPN vai precisar de mais dinheiro (vídeo)

Faria de Oliveira está convencido que a privatização do banco vai acontecer «muito brevemente».

Faria de Oliveira falava à margem da assinatura de um protocolo de financiamento a pequenas e médias empresas (PME) entre a CGD e o Banco Europeu de Investimento (BEI). O responsável disse-se ainda preocupado com a fuga de depósitos do BPN. A situação, que fragiliza a liquidez do banco, obrigou o Governo a dar aval a mais uma emissão de papel comercial do BPN, até mil milhões de euros, que contará com a garantia pessoal do Estado.

BPN: Estado garante empréstimo de mil milhões

Buraco do BPN pode chegar aos 2.400 milhões

O BPN emitiu 4 mil milhões de euros em papel comercial desde o início do ano, o que lhe permite o eventual pagamento das emissões mais antigas pelas mais recentes e aumentar, assim, o prazo da dívida.

As emissões foram pagas pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) que, ao todo, vai emprestar 3.500 milhões de euros ao Banco Português de Negócios, este ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados