Chilena Masisa entra no capital de participadas da Sonae Indústria - TVI

Chilena Masisa entra no capital de participadas da Sonae Indústria

Sonae

Possível fusão de operações entre unidade do grupo português e unidade do grupo chileno

Relacionados
A chilena Masisa, adquiriu a participação que a Brascan Brasil detinha no capital social da Tafibras Participações, sociedade de direito brasileiro, que detém cerca de 81% do capital social da Tafisa Brasil.

A participação adquirida pela Masisa correspondente a cerca de 45,68% do capital social da Tafibras, pertencendo à Sonae Indústria, de forma indirecta, a parte restante do capital social da Tafibras e da Tafisa Brasil.

Tafisa sai da Brascan Brasil e consegue mais valia de 2 milhões

Por seu lado, a Tafisa Brasil alienou a uma sociedade pertencente ao mesmo grupo económico da Brascan Brasil, acções representativas de cerca de 4,55% do capital social da sociedade de direito brasileiro denominada Comfloresta Cia. Catarinense de Empreendimentos Florestais, correspondente à totalidade da participação detida.

A referida alienação gerou, em termos consolidados, uma mais valia de cerca de dois milhões de euros.

A Sonae Indústria e a Masisa assumiram o compromisso de fazer os seus melhores esforços para negociarem, durante os próximos meses, um acordo que, através de operação jurídica a definir, conduza à junção dos negócios desenvolvidos pela Tafisa Brasil e pela Masisa do Brasil, com o objectivo de constituir uma sociedade líder no mercado brasileiro.

Opção de compra e venda

A Sonae Indústria e a Masisa celebraram um acordo de accionistas que regulará os direitos e obrigações de ambas enquanto accionistas da Tafibras e indirectamente da Tafisa Brasil e um contrato de opção de venda e de compra, nos termos do qual a Masisa poderá alienar e a Sonae Indústria poderá adquirir a participação que a Masisa passou a deter no capital social da Tafibras.

A opção de venda e a opção de compra antes referidas caducam caso a Sonae Indústria e a Masisa cheguem a um acordo.

A Tafisa Brasil é proprietária de uma fábrica no Estado do Paraná com capacidade para produzir anualmente 380.000 metros cúbicos de MDF, 260.000 metros cúbicos de Aglomerado, 300 000 metros cúbicos de placas revestidas e 4.000.000 de metros quadrados de flooring laminado.

Por sua vez, a Masisa do Brasil é proprietária de uma fábrica também no Estado do Paraná, com capacidade para produzir anualmente 280.000 metros cúbicos de MDF e 220.000 metros cúbicos de placas revestidas, e está a construir uma fábrica do Estado do Rio Grande do Sul com capacidade para produzir anualmente 675.000 metros cúbicos de Aglomerado e 250.000 metros cúbicos de placas revestidas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE