CMVM agradada com novo modelo de gestão do BCP - TVI

CMVM agradada com novo modelo de gestão do BCP

carlos tavares

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está satisfeita com o novo modelo de governance ontem anunciado pelo Banco Comercial Português (BCP).

Relacionados
«É positivo pela parte do BCP a intenção de alinhar o seu modelo de governance com as melhores práticas internacionais e com as recomendações da CMVM», adiantou Carlos Tavares, presidente do regulador do mercado português.

É neste sentido que a CMVM entregou um relatório ao Governo com propostas para alterações ao Código das Sociedades. A proposta pretende alimentar o modelo dualista, composto por um conselho geral e uma comissão executiva (antes designado de direcção), com auditoria e aprovação das contas por um revisor oficial de contas.

«Espero a aprovação destas propostas pelo Governo. Com elas teremos as empresas nacionais ao nível das melhores práticas internacionais», acrescentou Cartlos Tavares.

Recorde-se que Paulo Teixeira Pinto, presidente do BCP, ontem adiantou que na próxima assembleia geral do Millennium bcp, agendada para 13 de Março, vai ser proposta a alteração do modelo de gestão do banco, que prevê a criação de um Conselho de Supervisão e Auditoria, com membros independentes e a extinção do Conselho Fiscal.

O Conselho de Administração deixa assim de ser um órgão de supervisão e gestão, passando a primeira função para o Conselho de Supervisão e Auditoria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados