Cofina passa de prejuízos a lucro de 5 milhões - TVI

Cofina passa de prejuízos a lucro de 5 milhões

O título da Cofina continua a ser líder dos diários

Corte de custos ajudou a preparar empresa para enfrentar crise

A Cofina registou lucros de 5,04 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, valor que compara com perdas de 11 milhões no período homólogo, anunciou a empresa em comunicado.

As receitas operacionais caíram 9,6% para 30,7 milhões. A circulação rendeu mais de 15 milhões de euros (uma subida de 3%), enquanto que a publicidade foi responsável por 11,2 milhões (menos 22% do que há um ano atrás). Os produtos de marketing alternativo e outros renderam outros 4 milhões, ainda assim menos 12%.

Por seu lado, os custos operacionais recuaram 9,2% para 26,36 milhões de euros.

O EBITDA registado durante o primeiro trimestre de 2009 foi superior a 4,3 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 12% face ao registado no primeiro trimestre de 2008, com a margem EBITDA a cifrar-se nos 14,1%.

«O primeiro trimestre de 2009, tal como já sucedera no último trimestre de 2008, foi caracterizado por um acentuado decréscimo das receitas publicitárias transversal a todos os sectores de media», explica a Cofina, acrescentando que «os jornais diários e os líderes de segmento demonstraram uma maior capacidade de resistência face à quebra da publicidade».

A estrutura de custos da Cofina «adaptou-se a este contexto», tendo sido implementado um conjunto de acções de redução de custos. «Recorde-se que, durante o quarto trimestre de 2008, tinham sido suportados custos de reestruturação que visaram flexibilizar a empresa e adaptá-la ao contexto actual».
Continue a ler esta notícia