Comissão Europeia permite entrada de milhões de têxteis chineses - TVI

Comissão Europeia permite entrada de milhões de têxteis chineses

Têxteis

O colégio de comissários europeus deu ontem carta branca ao seu responsável pela política comercial, Peter Mandelson, para garantir a entrada de cerca de 80 milhões de artigos têxteis chineses acumulados às portas da União Europeia.

O mesmo órgão mandatando-o, ainda, para ir a Pequim, no fim-de-semana, para reavivar as negociações encetadas desde o esgotamento de quotas de exportação repostas em Julho, refere o «Jornal de Notícias».

Segundo indicou, ontem, o próprio Mandelson, que falava na sua segunda conferência de Imprensa da semana dedicada à crise dos têxteis, e que decorreu a menos de uma semana da habitual cimeira UE-China, foi decidido que as negociações, quer entre europeus quer entre a UE e a China, devem continuar até à normalização da situação nas alfândegas europeias.

Portugal continua contra a entrada destes têxteis. E para que a entrada se dê, é preciso que os Estados mais recalcitrantes dêem «luz verde», disseram fontes próximas do comissário britânico, referindo-se a Portugal, Grécia, Espanha, Itália e França, cuja indústria têxtil concorre directamente com a chinesa. Nas últimas 48 horas, os governos destes países rejeitaram a possibilidade de elevar as quantidades máximas previstas nas quotas acordadas para 2005.
Continue a ler esta notícia