Companhias aéreas mundiais perdem 4,8 mil milhões em 2005 - TVI

Companhias aéreas mundiais perdem 4,8 mil milhões em 2005

Avião P3

As companhias aéreas mundiais vão perder seis mil milhões de dólares em 2005 (4,8 mil milhões de euros), apesar do número de passageiros estar em constante progressão, considerou o director da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

«As perdas entre 2001 e 2004 ultrapassaram os 36 mil milhões de dólares (28,7 mil milhões de euros). E vamos perder mais seis mil milhões de dólares em 2005», afirmou Giovanni Bisignani na abertura da assembleia-geral da IATA, a realizar em Tóquio.

Paradoxalmente, o número de passageiros transportados aumentou 8,7% entre Janeiro e Abril, enquanto o transporte fretado conheceu um crescimento de 4,7%.

«Uma parte da indústria é rentável. Mas as margens não são aceitáveis para uma indústria que movimenta 400 mil milhões de dólares (319 mil milhões de euros). Mudanças e acções urgentes são necessárias», acrescentou Bisignani.

O director da Associação Internacional do Transporte Aéreo evocou ainda a subida dos preços do petróleo como «o quinto cavaleiro do apocalipse.»

Segundo Bisignani, as companhias aéreas vão gastar este ano 83 mil milhões de dólares (66 mil milhões de euros) para pagar a factura do combustível, «o equivalente ao produto interno bruto da Nova Zelândia e 39 mil milhões de dólares (31 mil milhões de euros) a mais do que em 2003.»
Continue a ler esta notícia