Confiança dos portugueses no nível mais baixo de 29 meses - TVI

Confiança dos portugueses no nível mais baixo de 29 meses

Clima económico também se deterioriza

Relacionados
A confiança dos consumidores portugueses esteve no nível mais baixo de29 meses em Janeiro deste ano.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), «o indicador de intensificou o movimento descendente observado desde Novembro de 2006, atingindo o mínimo desde Setembro de 2005».

Para a evolução observada no mês de referência contribuíram negativamente três das suas quatro componentes. As perspectivas de evolução da situação económica do país e financeira do agregado familiar apresentaram novamente os contributos mais expressivos, acentuando, em ambos os casos, as trajectórias descendentes dos meses anteriores.

Quanto às estimativas sobre a evolução do desemprego prolongaram o contínuo agravamento apresentado desde Julho, atingindo o valor mais desfavorável desde Abril de 2006. «As expectativas de poupança recuperaram ligeiramente do mínimo histórico registado em Dezembro», acrescenta o INE.

Já o indicador de clima económico agravou-se nos dois últimos meses, registando o valor mais baixo desde Março.

Por áreas, no comércio, o indicador de confiança deteriorou-se em Janeiro, contrariando o movimento ascendente iniciado em Setembro. Nos Serviços, o indicador de confiança voltou a agravar-se, o que se deveu à deterioração das opiniões sobre a actividade da empresa e das perspectivas de procura.

Relativamente à indústria transformadora, o indicador de confiança recuperou ligeiramente em Janeiro, sobretudo em resultado do forte contributo positivo das opiniões sobre a evolução dos stocks de produtos acabados, registando-se um intenso agravamento nas opiniões sobre a procura global.

Na construção e obras públicas, o indicador de confiança recuperou, voltando a aproximar-se do máximo dos cinco anos anteriores atingido em Outubro, em consequência do desagravamento observado nas perspectivas de emprego.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE