Construção com menos trabalho continua a reduzir número de trabalhadores - TVI

Construção com menos trabalho continua a reduzir número de trabalhadores

construção3

O emprego e o volume de trabalho na construção e obras públicas voltaram a diminuir em Dezembro de 2004, face ao último mês de 2003.

O nível de emprego desceu 3,8% e as horas trabalhadas caíram 2,7% respectivamente.



Apesar da queda do emprego no último mês do ano, a evolução foi menos negativa que em Novembro, quando a descida fora de 4,1%.

Relativamente ao mês anterior, o emprego diminuiu 0,5%, mantendo a tendência negativa dos últimos 7 meses. A descida média nos últimos 12 meses foi de 3,1%, a quebra menos intensa do ano.

Em termos mensais, também o número de horas trabalhadas diminuiu 6,1% face ao mês anterior, mantendo a tendência dos últimos seis meses. A queda média nos últimos 12 meses das horas trabalhadas foi de 3,7%, o que representa igualmente a quebra menos intensa do ano 2004.

A contrariar a tendência do volume do trabalho e do próprio emprego no sector, as remunerações pagas pelas empresas de construção apresentaram uma ligeira subida de 0,5% em termos homólogos, representando um abrandamento relativamente ao aumento de 2,1% verificado em

Novembro.

A variação mensal positiva de 14,7% é explicada pelo pagamento do subsídio de Natal, prémios e a parte restante do subsídio de férias, em algumas empresas do sector. O crescimento médio nos últimos 12 meses das remunerações situou-se em 2,9%, mantendo a tendência ascendente desde Junho 2004.
Continue a ler esta notícia