Crédito malparado cai pela primeira vez num ano - TVI

Crédito malparado cai pela primeira vez num ano

[Arquivo]

Todos os segmentos de crédito ajudaram à descida

Relacionados
O crédito malparado começou finalmente a ceder. Em Dezembro passado, o total do valor de crédito de cobrança duvidosa ficou-se pelos 2.909 milhões de euros, novamente abaixo da barreira dos 3 mil milhões, que tinha sido ultrapassada no mês de Novembro.

O valor representa a primeira queda em 12 meses, de 4,9%, em apenas um mês.

Apesar disto, quando comparado com o final de 2007, o malparado apresenta um aumento de 31,8%.

O total de crédito concedido recuou também ligeiramente, para 132.642 milhões de euros, segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Maioria não tem dinheiro para pagar contas

Crédito às empresas bate recorde

Todos os segmentos contribuíram para a queda mensal do malparado. No crédito à habitação, a cobrança duvidosa baixou quase 2% para 1.574 milhões de euros. Também o total de crédito concedido para este fim recuou ligeiramente, para 104.483 milhões.

No crédito ao consumo, e apesar de o valor total cedido ter aumentado face a Novembro, para 15.502 milhões de euros, o malparado também baixou. A queda foi de cerca de 1,5%, para 788 milhões de euros.

O mesmo sucedeu nos empréstimos destinados a outras finalidades, onde o valor cedido subiu para 12.658 milhões de euros, mas a cobrança duvidosa recuou para 547 milhões, praticamente menos 14% que no mês precedente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE