Crise da construção em Espanha faz regressar portugueses - TVI

Crise da construção em Espanha faz regressar portugueses

construção

Desemprego no sector poderá triplicar se nada for feito

Relacionados
Grande parte dos 100 mil portugueses que trabalham na construção civil, em Espanha, deverá regressar a Portugal durante este ano e, de forma acentuada em 2009, devido à crise do sector imobiliário espanhol, escreve o «Diário de Notícias».

O alerta é do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do distrito de Braga, José Maria Ferreira, que prevê «uma catástrofe no nosso país, pois o desemprego do sector, que já é muito, triplicará».

«A construção civil em Espanha está a abrandar» desde Novembro de 2007, quando rebentou a crise do crédito hipotecário de alto risco (subprime) nos EUA e muitos portugueses já começaram a ser despedidos das empresas onde trabalhavam, diz o sindicalista.

José Maria Ferreira prevê que o regresso de uma considerável percentagem desses emigrantes cause «problemas gravíssimos em algumas zonas de Portugal». Até porque, muitos dos portugueses que viviam no interior do País emigraram por falta de alternativas. O problema, adiantou, é que «quando regressarem não têm direito ao subsídio de desemprego em Portugal».

«Calculamos que, dos 100 mil portugueses que trabalham em toda a Espanha, mais de 20 mil sejam dos distritos de Braga e de Viana do Castelo e trabalhem na Galiza». O sindicalista estima que uma parte desses emigrantes esteja ilegal em Espanha. O que ainda agrava mais o cenário, pois, muitos deles regressam sem qualquer remuneração. A solução para «o dramático» cenário que se avizinha, conclui, «é o relançamento da construção civil em Portugal», nomeadamente das grandes obras públicas que estão paradas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados