Crise leva 20 mil portugueses a trabalhar nas obras em Espanha - TVI

Crise leva 20 mil portugueses a trabalhar nas obras em Espanha

Material para a obra

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Construção do Norte de Portugal (STCN) afirmou hoje que cerca de 20 mil portugueses estão a trabalhar na construção civil em Espanha em busca de melhores condições de vida.

Relacionados
Para Albano Ribeiro, a disparidade salarial entre Portugal e Espanha levou à saída de muitos portugueses para o país vizinho em busca de melhores condições salariais, já que para além do salário mínimo asseguram importantes ajudas complementares.

Contudo, nem sempre a recepção é a esperada e por vezes acontecem situações em que os lusos se vêem envolvidos com empresas de aluguer de trabalhadores, o que pressupõe um total incumprimento com a legislação vigente. Para além disso ficam desprovidos de qualquer apoio, como no caso de acidentes de trabalho, sendo que não descontam para a segurança Social, pelo que não conseguem ajuda nem no seu país de origem

Por isso mesmo, o responsável pediu uma reunião de urgência com os ministros do Trabalho dos dois países para que se «garanta um tratamento igual entre os trabalhadores das duas nacionalidades a trabalhar em Espanha».
Continue a ler esta notícia

Relacionados