De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga foi superior nas actividades económicas da educação (mais 5,5%), alojamento e restauração (4%), construção (3,7%) e actividades financeiras (2,5%), cujos aumentos excederam a evolução homóloga do ICT (0,2%).

As actividades indústrias extractivas (mais 1,9%), outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais (1,1%), saúde (1,1%) e comércio por grosso e a retalho (0,9%) observaram igualmente acréscimos homólogos superiores ao do ICT.

A variação homóloga nas indústrias transformadoras (mais 0,1) foi inferior à do ICT, cuja actividade económica apresentou o acréscimo homólogo menos expressivo.

As actividades electricidade, gás e água (menos 5,5%), transportes, armazenagem e comunicações (4,2%) e actividades imobiliárias (3,5%) apresentaram decréscimos homólogos face ao mesmo período do ano anterior.

Para o acréscimo homólogo nas actividades alojamento e restauração, saúde, indústrias extractivas e indústrias transformadoras contribuiu um crescimento homólogo dos custos do trabalho superior à evolução homóloga das horas efectivamente trabalhadas.

A variação homóloga positiva nas actividades educação, construção e actividades financeiras resultou do efeito conjugado do acréscimo homólogo dos custos do trabalho e do decréscimo homólogo das horas efectivamente trabalhadas, que se traduziu em aumento do custo médio horário.

O acréscimo do custo médio horário observado para as actividades económicas outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais e comércio por grosso e a retalho deveu-se a um decréscimo homólogo dos custos do trabalho menor do que o decréscimo nas horas efectivamente trabalhadas.

Por seu turno, a evolução homóloga negativa nas actividades electricidade, gás e água, transportes, armazenagem e comunicações e actividades imobiliárias foi justificada pelo crescimento homólogo das horas efectivamente trabalhadas superior ao acréscimo homólogo dos custos do trabalho, que se reflectiu num decréscimo do custo médio horário.