Défice: Sampaio volta a apelar à união para vencer crise - TVI

Défice: Sampaio volta a apelar à união para vencer crise

Presidente da República

No Japão, o Presidente da República voltou a apelar à convergência de esforços para vencer a crise, destacando a necessidade de fazer diminuir o défice em nome da credibilidade do país, noticia a «Rádio Renascença».

«A unidade nacional deve convergir nalguns esforços que são cruciais para ultrapassar este momento difícil. Não é possível ter credibilidade no contexto da UE com o défice que temos. Para o combater são precisas medidas, mas também não nos podemos afastar da necessidade de crescer de uma maneira eficaz e poupando», exorta Jorge Sampaio.

Nestas declarações, em Tóquio, o Presidente destacou ainda a necessidade de fazer um «grande combate mais eficaz à evasão fiscal, para que os portugueses tenham ao menos igualdade nos impostos que pagam e não sejam sempre o mesmos a suportar todas as despesas do Estado.»

Para Sampaio, trata-se de um combate ainda mais urgente, tendo em conta a diferença entre ricos e pobres que se verifica em Portugal. «É um momento de grande exigência para os portugueses e não podemos ter ilusões. Temos de usar a equidade na distribuição dos sacrifícios - onde seja possível do ponto de vista legal e constitucional fazer com a carga dos sacrifícios seja distribuída consoante as possibilidades de cada um.»

Antes do regresso a Portugal, Sampaio tem prevista uma reunião com «Lula» da Silva, o Presidente do Brasil, que visita também a Expo 2005 de Aiichi.
Continue a ler esta notícia