Dia Mundial da Poupança: dicas para por a render - TVI

Dia Mundial da Poupança: dicas para por a render

Mealheiro

Aproveite os simuladores gratuitos da DECO PROTESTE

Se os portugueses poupam cada vez mais, precisam de ideias sobre onde aplicar o dinheiro que conseguem por de parte.

Se precisa de uma ajuda, a Agência Financeira vai dar-lhe algumas ferramentas para poder tomar a melhor decisão.

A DECO PROTESTE vai abrir o portal financeiro, com alguns simuladores, normalmente aberto apenas a sócios, ao público em geral.

Crédito habitação, PPR, depósitos e fundos de investimento: o que lhe convém?

Até 16 de Fevereiro, pode consultar, por exemplo, o simulador de crédito à habitação, para perceber qual a melhor proposta, para pagar menos de prestação.

Com o valor das pensões de velhice a diminuir, terá de poupar algum dinheiro para, na reforma, manter o nível financeiro de quando trabalhava.

Se quiser investir em PPR, a DECO tem outro simulador que lhe permite saber, a partir do valor da reforma que vai receber, qual a poupança a juntar todos os meses ou anos para garantir o rendimento da vida activa pelo número de anos que definir.

Há também ferramentas que o ajudam a perceber qual o melhor depósito a prazo em termos de rentabilidade, ou quais os melhores fundos de investimento, sejam eles imobiliários, de tesouraria ou acções.

Evite produtos de taxa fixa e de longo prazo

A propósito do Dia Mundial da Poupança, a DECO alerta que, na actual conjuntura, alguns produtos de investimento de renda fixa ou de longo prazo, como os depósitos a taxas crescentes, não compensam.

Nos produtos estruturados, de cálculo mais complexo, a DECO aconselha prudência, porque, feitas as contas, apesar de prometerem rentabilidades mais elevadas, na verdade, o rendimento será provavelmente próximo de zero.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE