Dívida do Estado engole 80% da riqueza do país - TVI

Dívida do Estado engole 80% da riqueza do país

Sócrates

Cada português deve em média 13 mil euros

Relacionados
A dívida directa do Estado atingiu no final de Novembro 130.235 milhões de euros, mais 0,4% que no final de Outubro, revela o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

O valor corresponde a 79,7% do Produto Interno Bruto (PIB), se tomarmos como referência o último valor reportado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a Bruxelas, em Setembro passado, e que colocava o PIB nos 163.300 milhões de euros.

Contas feitas, se dividirmos esta dívida pelos cerca de 10 milhões de portugueses, cada um deve 13 mil euros.

O Boletim Mensal do IGCP apenas divulga o valor da dívida directa do Estado, que corresponde às situações passivas de que o sub-sector Estado é responsável em virtude do recurso a empréstimos. Ou seja, não se trata da dívida pública, que corresponde à totalidade das responsabilidades brutas consolidadas do sector das Administrações Públicas, ao valor nominal.

No final de 2008, a dívida directa do Estado ascendeu a 118.463 milhões de euros, o equivalente a 71,3% do PIB, enquanto que a dívida das Administrações Públicas atingiu 110.377 milhões (66,3% do PIB), segundo o reporte ao Eurostat de 28 de Setembro de 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados